ELAINE BORILI

Fiel Pelicano

 

                 Em um de meus encontros catequéticos, mais precisamente no encontro onde estudamos sobre o Sacramento da Eucaristia, surgiu a seguinte questão: “Por que Jesus sendo Deus optou por ser pão e não outro tipo de alimento que pudesse transmitir aos homens a Sua Glória, a Sua Realeza?”.

                Então, a partir deste questionamento dos jovens, começamos uma belíssima meditação sobre o assunto e chegamos a mesma conclusão de Santo Afonso de Ligório: “Para que facilmente cada um pudesse recebê-Lo, quis ficar sob as aparências de pão. Se Ele tivesse ficado sob a aparência de algum alimento raro, ou de preço elevado, os pobres ficariam privados d’Ele”.

               Sim! Está aí um dos motivos pelo qual Jesus desejou que o pão fosse o alimento para a realização desse mistério, pois o pão é um alimento universal, embora cada cultura possua o seu jeito de fazê-lo e mesmo assim, você poderá encontrá-lo em qualquer lugar do mundo, na mesa de qualquer classe social.

                Assim é Jesus Eucarístico: acessível a qualquer pessoa e presente em todas as Igrejas. Dessa forma, Cristo quis permanecer conosco, e Seu coração queimava na última ceia, ansioso em se doar totalmente a nós e nos alimentar com o Seu Corpo e Seu Sangue. Grande mistério de amor! Como se não bastasse Sua morte de Cruz, Ele foi além do que a capacidade humana poderia ver. Uma vez acabada sua missão na terra, queria ainda caminhar conosco, e isso num estado mais humilhado, mais aniquilado que na manjedoura e na Cruz.

                É sob o véu do Santíssimo Sacramento que o Senhor se aniquilou inteiramente por amor a nós, e é sob esse véu que Ele nos ensina a verdadeira humildade “aprendei de Mim que Sou manso e humilde de coração”. Jesus escondido neste Augusto Sacramento esconde também toda a Sua Glória, Seu Poder e Seu Senhorio, para revelar aos pequenos e humildes de coração que se prostram para adorá-lo em espírito e verdade, rendendo a Ele toda honra e toda glória.

               Só os corações humildes e fiéis no amor a Jesus, conseguem enxergar com os olhos da fé este tão grande mistério, que exige de nós muito mais esse dom do que os nossos sentidos, até mesmo porque, se Cristo permanecesse conosco tal como sua glória é, não conseguiríamos nos achegar a Ele, como diz São Pedro Julião Eymard: “Jesus para não atemorizar o homem, vela Seu poder. Para não desanimar nossas virtudes, vela Sua tão sublime Santidade”.

 

Fiel Pelicano

ELAINE BORILI

MEMBRO DA COMUNIDADE FIEL PELICANO

FOTO1

Fiel Pelicano
Faça seu pedido de oração

INTERCESSÃO ON LINE

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fiel Pelicano